domingo, 28 de novembro de 2010

Cromoterapia

A cromoterapia é uma técnica de tratamento terapêutico que utiliza cores para corrigir disfunções nos corpos físico, energético e mental. Cada órgão ou sistema tem uma cor que estimula e outra que inibe seu funcionamento, desta forma, propiciando o reestabelecimento do mesmo.
Hoje em dia já se aplica a cromoterapia até mesmo em hospitais nas vestimentas dos funcionários (geralmente na cor verde que é a cor de equilíbrio), cores das paredes, etc.
Albert Szent-Gyoryi verificou que as cores causavam mudanças nas moléculas de enzimas e hormônios expostos a elas. Na Russia, cientistas apresentaram uma pesquisa em que cegos identificavam as cores pelo tato.

Como entender o processo?

Vamos explicar primeiramente a diferença entre Luz e a Cor.
Luz é uma energia vibratória, ondulatória e radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas.
Cor são as diferentes frequências vibratórias da luz visível. A cor de maior frequência vibratória do espectro visível é o Violeta e a de menor é o Vermelho. Os chamados raios ultravioletas são os de frequência vibratória acima do violeta, e os infravermelho são os de frequência abaixo do vermelho. Eles não são captados pela visão humana.

Cada cor tem uma vibração característica (frequência), sendo que as de vibração mais rápidas são chamadas de Cores Frias (violeta, índigo e azul), com efeitos calmantes e as de vibração mais lenta (vermelho, laranja e amarelo), chamadas Cores quentes, que estimulam. A cor verde é equilibrante.

Toda vibração emite uma onda, e essa onda se propaga. Existe uma infinidade de tipos de ondas que se cruzam, porém não se confundem pois cada uma possui características próprias que são: amplitude e frequência. Os tipos de radiação são diferenciados pela amplitude de suas ondas, assim como cada vibração possui diversas frequências. Por exemplo, uma estação de rádio transforma as ondas sonoras em vibrações que caminham pelo ar em diversas frequências e, em cada uma delas, sintonizamos uma emissora.

Nosso corpo é formado por camadas que vão se sobrepondo desde o mais denso (corpo físico), até o mais sutil. A principal forma de ligação entre essas camadas são os Chakras (campos de energia que possuem a finalidade de absorver energia para ser conduzida por todo o organismo). Absorvemos a energia das cores pela vibração que elas emanam. Cada cor específica, está relacionada à um Chakra e cada um destes está relacionado a determinadas glândulas e órgãos.
O uso das cores poderá ocorrer com a aplicação das luzes coloridas, com a ingestão de água solarizada ou ainda com a visualização das cores.

É importante ressaltar que cores artificiais não possuem efeito terapêutico e que cada cor possui indicações e contra-indicações, por isso só um cromoterapeuta é indicado para fazer o uso das cores e orientá-lo.

Espero que tenham gostado de entender um pouco sobre a função das cores... Uma ótima semana a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário