domingo, 17 de outubro de 2010

Especial para Grávidas

A gravidez é um momento muito importante na vida de qualquer casal... momento de realização, ansiedade, enfim, um mix de sentimentos e emoções, pricipalmente para a mulher.
Muitas vezes não á fácil passar por tudo isso, durante nove meses, sem contar os milhões de dúvidas que surgem nesse período.
Como últimamente, muitos bebês estão surgindo na minha familia (o que é motivo de imensa alegria), senti a necessidade de conversar com pais já mais experientes para saber o que poderia auxiliar às grávidas a fazerem, para amenizar esse processo e torná-lo ainda mais prazeroso até a chegada do tão esperado bebê.

De acordo com os relatos desses pais, e pela comparação que fiz entre eles, percebi que um dos fatores muito importantes é a energia que a mãe transmite para esse feto durante toda a gestação... ou seja, se a mãe procura trabalhar respiração, mantêm-se confiante, positiva, tranquila e busca atividades como yoga, por exemplo... a tendência desse bebê ser uma criança mais tranquila e confiante é maior. Já uma mãe que passa por uma gestação muito ansiosa e estressada, tende a ter filhos com esse perfil.
Uma outra coisa que também pode ajudar muito é ouvir músicas calmas, suaves, e que remetam à situações agradáveis... que tragam sentimentos de paz, tranquilidade. A música clássica é altamente indicada para esses casos (contanto que ela não te remeta à alguma situação desagradável).
Um dos relatos mais interessantes que obtive, foi o de um pai (marinheiro de primeira viagem), no qual, ele e sua esposa esperavam gêmeos. Ele contou que, desde o início da gravidez, ambos se abituaram a conversar com os bebês (um menino e uma menina) da seguinte forma:
Qando acordavam, falavam para os bebês (ainda na barriga da mãe) que estava de manhã e, por isso, era hora de acordar;
Ao dormir, o mesmo procedimento: "Jà é noite e está na hora de dormir".
Assim, esse pai conta que, desde que os bebês (que hoje já estão com 10 meses) nasceram, nunca deram muito trabalho para dormir... é claro que recém-nascidos acordam mais a noite... mas que os próprios pais ficavam impressionados com o fato dos bebês terem uma noite de sono tranquila, como se soubessem a hora de se alimentar, a hora de dormir, etc.
Por esse exemplo podemos observar que a criação que nossos filhos terão, começa muito antes do que a maioria das pessoas imagina.
Também é muito importante lembrar que não são as coisas que falamos que, de modo geral eles vão aprender, mas sim, o que fazemos... podemos falar pra eles serem calmos, mas se eles virem os pais reagirem de uma forma nervosa e ansiosa às situações, é assim que aprenderão a agir ou reagir, pois se espelharão nas atitudes que estão costumados a ver.

Uma outra dica que achei muito legal, é para as mamães que estão prestes a dar  a luz. Lendo o livro "A Raiva Sobe, O Medo Desce" de Cairo Paranhos Rocha (livro que fala sobre a medicina oriental e as diversas emoções de modo geral), achei bastante interessante o trecho em que ele ensina uma técnica bastante eficaz para controlar a ansiedade. Segue abaixo um trecho do livro:

"Há uma fórmula simples e eficaz para “desativar” a ansiedade: o bocejo! Você consegue bocejar quando está numa montanha russa a toda velocidade ou vendo um filme cheio de ação e impacto? Acredito que não. Na verdade, só bocejamos quando estamos bem tranqüilos. Assim, de maneira inversa, é possível provocar conscientemente o bocejo como forma de relaxamento. Existe até uma terapia chamada “Yawning Therapy” ou Terapia do Bocejo, utilizada para auxiliar as gestantes na preparação para o parto. O objetivo é bocejar o máximo possível para relaxar a mente, o corpo e, especialmente, a região abdominal. O único problema é que o bocejo é muito contagioso e a pessoa que ministra as sessões terapêuticas normalmente não consegue ir muito longe sem bocejar também. Aliás, só o fato de mencionar o bocejo leva-me a bocejar continuamente à medida que escrevo essas linhas!"

Bom, essas são algumas das informações que achei interessante compartilhar com vocês. Lembrando também que existem muitas outras técnicas que podem auxiliar nesse período, como massagem, acupuntura, etc. Outra coisa importante a ser dita é que tomem muito cuidado com o consumo de chás no período da gestação, pois a maioria deles é abortivo. Por isso lembrem-se sempre de consultar seu médico para ver o que você pode ou não fazer e usar, ok?

Uma ótima semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário