Bem vindos ao nosso encontro semanal.
Hoje vou falar um pouco a respeito do comprometimento de cada um com a sua carreira, o título que tem e para com a sociedade de modo geral.
Desde que nos entendemos por gente, ouvimos nossas mães, avós falarem que chá de camomila é bom pra acalmar, chá de hortelã é bom para prisão de ventre, etc...
Pois é, muitas dessas receitinhas são realmente muito boas... mas tambem existe a crendice popular...Vendo essa série do Drauzio Varela, parei para refletir sobre o seguinte...
Temos sempre que saber aonde estamos nos metendo e quem é a pessoa que vai nos orientar, pois existem Médicos e médicos, Terapeutas e terapeutas...
Existem muitos profissionais sérios, comprometidos com a saúde e o bem-estar das pessoas, mas também existem muitos que acham que são e, na verdade, acabam brincando com a saúde e até mesmo com a vida das pessoas. Sempre tem aqueles para envergonhar a classe. Mas isso quer dizer que temos que nos calar e consentir com o que falam de nós generalizando todos? Claro que não... temos sim é que fazer o nosso melhor, estudar cada vez mais, nos aprimorar e lutar para que essas pessoas que dizem que são e não são parem de sujar a nossa imagem!
Nós terapeutas alternativos temos uma grande luta pela frente... mas já estamos conquistando nosso espaço...
Hoje já existem muitos médicos que sabem da importancia do nosso trabalho e o recomendam aos seus pacientes...
Infelizmente existem muitos outros que são corrompidos por laboratórios farmaceuticos, devido aos imensos benefícios que possuem...
Já pararam para pensar que para esses laboratórios os tratamentos alternativos não são nada interessantes? Principalmente por seu baixo custo...
Não é interessante divulgar que uma erva se existem remédios (mais caros) para isso.
Não estou defendendo aqui, de forma alguma, que as pessoas saiam usando as ervas indiscriminadamente só porque ouviu falar, mas sim que busque conhecimento.
Será que aquilo funciona mesmo? Tem sua eficácia comprovada?
Para ajuda-los na pesquisa, a ANVISA regulamentou uma série de ervas medicinais para uso caseiro, indicando a melhor maneira de produzir o medicamento. Aqui, temos uma lista das plantas regulamentadas, com seu respectivo nome científico:
http://natural.enternauta.com.br/anivsa/lista-de-plantas-medicinais-anvisa/
Esse site com certeza pode ajudá-los a fazer com consciencia.
Minha opinião sobre a série do Drauzio é a seguinte...
Eles tem razão em falar que realmente, dependendo do caso, como por exemplo uma doença avançada, não dá simplesmente para ignorar os remédios e se tratar só com formas alternativas... ou até mesmo usar um método como complemento sem se informar a respeito da sua eficácia, afinal, existe sim ervas que causam danos a saúde. Aliás, praticamente toda erva pode curar ou matar, se você não souber a dosagem correta.
Pense bem... se você não se cuidou sua vida toda de uma forma natural e disciplinada, não é em um momento de doença grave que vai resolver ser radical e resolver acabar com todos os seus problemas tomando um chá...
Mas isso descarta a medicina alternativa?
Claro que não... ela é sim muito importante nesses processos para ajudar a diminuir os efeitos do tratamento, a um reestabelecimento mais rápido, e até para dar mais garra para se cuidar no processo de recuperação. O ideal é que ambas as medicinas (Oriental e Ocidental) andem juntas em pró do ser humano, da saúde deste, de seu bem-estar. Uma erva pode sim, por exemplo, diminuir os sintomas de uma quimioterapia, mas não a descarta.
Pessoal, vamos fazer com consciencia. Terapeutas, saibam orientar seus pacientes para que não tenhamos que ouvir mais bobeiras a nosso repeito porque nem todo terapeuta é irresponsável... e as ervas podem sim ajudar, e muito.
Vamos calar a boca dos laboratorios farmaceuticos que não tem o mínimo interesse em tratamentos alternativos de baixo custo, porque isso não vai encher o bolso deles.
E isso quer dizer que queremos acabar com eles como eles querem acabar conosco?
NÃO
Só quer dizer que queremos respeito e um espaço para andarmos juntos. Existe lugar para todos. Se formos inteligentes a ponto de saber qual é o momento de usar um e o momento de usar o outro, ninguem precisa ser extinguido!
Vamos tambem lutar para calar a boca desses médicos que se deixam corromper pelos laboratórios, médicos que estão mais preocupados com dinheiro, e em ganhar um novo consultório dos laboratórios (pois acreditem, isso acontece!) do que com a saúde e o bem-estar daqueles para quem eles juraram dar o seu melhor para ajudar.
Existem muitos médicos sérios e que honram o título e o conhecimento que tem. Esses sim devem ser aplaudidos. Esses mesmos médicos vão contra todos aqueles que defendem palhaçadas como o ATO MÉDICO, por exemplo.
Vamos lutar pela nossa saúde integral... corpo, mente e espírito tem que estar bem!!! Vamos dar as mãos. Ninguem é mais que ninguem... mas todos juntos podemos muito mais!!!
(Se quizer saber mais a respeito do Áto Médico, visite o site:
http://www.atomediconao.com.br/
Assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/crefitosp#p/a/u/0/dRKvJ6Hwcp4 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário