sexta-feira, 23 de julho de 2010

A importancia do Toque...


Olá,

Hoje venho aqui para falar sobre a importância do toque. Vocês já pararam para pensar sobre isso? Se estamos aqui, vivos, é por causa do toque...

"Tudo começou com toques íntimos de nossos pais (sem contar bebês que foram fecundados em laboratório... se bem que até ai existe o toque).
Depois da fecundação nas trompas, fomos conduzidos ao útero. Uma coisa marcante: fomos recebidos com um forte abraço. Sim, foi um abraço tão forte e gostoso que devido à ele estamos aqui!
Ao falar de abraço no útero, estou dizendo que fomos envolvidos pela parede do útero, que é como um grande abraço.
Penso que aqueles toques foram os mais intensos de nossas vidas. Imagine-se recebendo um abraço tão envolvedor que afague e acalme até a alma. Se não bastasse acrescente a este abraço um líquido que nutre e é quente; uma placenta macia e sedosa nos massageando todos os segundos da nossa vida. O tempo passava e o toque aumentava. Mais líquido, mais calor humano e materno, protegidos e massageados constantemente.
Com certeza, o tempo que passamos no útero foi marcante. Foi a base e o início das nossas vidas. Estamos aqui vivos por causa destes momentos... sem toques não há vida...
Fomos percebendo que o toque era uma preciosidade. Não gostavamos de berço (aquela coisa fria não combinava muito com a nossa pele). Aprendemos rapidamente que o colo reconfortava e aliviava as nossas dores, os cansaços desapareciam e os medos não estavam mais lá. Como era bom. Como é bom ser tocado e tocar. O toque é reciprocidade..."

"Ao olhar minha vida, percebo que o toque é algo de vital impotância. Tive a oportunidade de ter contato com pessoas extraordinárias que me ensinaram a tocar o outro e me tocar.
O toque de que estou falando é o terapêutico (pois a qualidade do toque também influência muito... a intenção que o outro tem quando te toca). Não é qualquer tipo de toque ou tocar de qualquer forma. Posso afirmar sem medo que aprendi o toque terapêutico e ressussitei.
Quando falo ressussitar, foi ter redescoberto o valor e a importância do toque em minha vida... Estou vivendo cada dia de forma mais plena e realizado, tocando e tocado..."

Estes são trechos retirados de um grande texto escrito por um dos meus mestres... Gilson Giombeli...

Achei de extrema importância trazer a vocês a percepção do quão importante é o toque... seja um carinho, uma massagem, um abraço... o importante é tocar e ser tocado com qualidade...
Reflitam sobre isso...

Um grande abraço a todos vocês...

Um comentário: