domingo, 1 de maio de 2011

Você sabe o que é o estresse?

O estresse é a alteração global de nosso organismo para adaptar-se à uma situação nova ou às mudanças de um modo geral. É um mecanismo normal, necessário e benéfico ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade. Mesmo situações consideradas positivas e benéficas, como é o caso por exemplo das promoções profissionais, casamentos desejados, nascimento de filhos, etc., podem produzir estresse.

Do ponto de vista pessoal, mudanças ocorrem em nossas vidas continuamente e temos sempre de estar nos adaptando à elas. Nesses casos o estresse funciona como um mecanismo de sobrevivência e adaptação, necessário para estimular o organismo e melhorar sua atuação diante de circunstâncias novas.
Do ponto de vista social e cultural as mudanças cotidianas, em si, não são novidade na civilização humana, elas são, na realidade, a base da evolução de nossa espécie. O que, talvez, seja novo ao ser humano e perigoso à sua saúde, é a velocidade sem precedentes com a qual essas mudanças e as exigências que elas propiciam acontecem na vida moderna.
Hans Selye (1936) definia o stress como “Qualquer adaptação requerida à pessoa, isto é, reação não específica a qualquer exigência de adaptação”.


Como lemos acima, o estresse não é, portanto, algo negativo, e sim necessário ao nosso corpo para se adaptar às situações. O problema não é quando "criamos um corpo para enfrentar algo, mas sim quando não conseguimos sair dele, ou desencorporá-lo para as outras situações". Sabe aquela capacidade de ir embora do trabalho sem levar junto os pepinos a serem resolvidos lá? Pois é, quando perdemos essa capacidade, ai sim mora o problema... é o que chamamos de "distress".
 
Esses dias me peguei pensando sobre o estresse, e foi então que veio em minha cabeça: "O estresse é quando você está indo contra você. É quando está fazendo algo por obrigação, sem sentir prazer pelo que está fazendo." Você pode até gostar do que faz (como um emprego que gosta) ou por uma boa causa (como os preparativos para o casamento), mas se não fizer as coisas com prazer, isso provavelmente irá deixá-lo estressado!

No livro "Stress existencial e sentido da Vida", Loyola diz: "Sendo a vida uma comunhão do homem com sua circunstância, tece-se a existência como a rede de interações do existênte com seu meio físico e sua forma de, transformando isso e emoções e idéias, partilhar os conteúdos do viver com seus semelhantes."

É isso meus amigos, hoje minha intenção foi trazer a vocês um pouco mais de informação sobre esse4 fator que afeta tanto o nosso dia-a-dia. Para finalizar, fecho com uma citação sobre doença que nos faz parar e refletir sobre ela:
“Cada doença é uma perda de liberdade, uma limitação da possibilidade de viver”

(Heidegger, 2001a, p.180)


Um grande beijo e uma ótima semana à todos!

http://www.bhservico.com.br/estresse.htm
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=7IG5yierEC4C&oi=fnd&pg=PA11&dq=metafisica+do+estresse&ots=Uxf-7yL0h_&sig=2LSFQdraj2s3nyzwJ4U_KesQI2Y#v=onepage&q&f=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário