domingo, 19 de dezembro de 2010

Beleza, Saúde e Bem-Estar

Olá meus queridos amigos,

Aqui estou mais uma vez para o nosso encontro semanal...

Hoje venho aqui para fazer uma relação importante entre beleza, saúde e bem-estar que, apesar de muitas vezes não nos darmos conta, estão intimamente ligados. O equilíbrio desses três itens levam à Qualidade de Vida.

Você já observou que naqueles dias que não conseguimos dormir direito, acordamos de mau humor, irritados, quando nos olhamos no espelho pensamos "Nossa, que horror"?
Pois é... e isso foi só uma noite mau dormida, hein! Agora imagina no nosso dia-a-dia o quanto somos, a todo momento, afetados por causas que nos tiram do nosso eixo... essas coisas nos deixam nervosos, tristes, ansiosos, irritados, enfim, somos capazes de ter um turbilhão de sentimentos em um único dia e, infelizmente, nem sempre esses sentimentos são bons.
Já venho falando há algum tempo aqui que o acúmulo desses sentimentos podem nos trazer vários probelmas de saúde, mas não precisamos esperar que a doença chegue para nos dar conta de que algo está nos afetando... basta se olhar no espelho e não se sentir bem com o que vê, ou sentir a pele ressecada, queda de cabelo... Tudo isso são fatores gerados por problemas emocionais e que podem ser resolvidos de forma muito mais simples do que se imagina...
O relaxamento depois de um dia estressante é extremamente benéfico e faz com que as coisas que estavam fora do lugar, retornem para onde deveriam estar... É lógico que quanto antes se procurar ajuda, tanto antes o resultado aparecerá...
Quantas vezes você já tirou férias do serviço e, na primeira semana após o seu retorno sentiu que já estava precisando de férias de novo?
Pois é, isso é muito mais comum do que vocês imaginam. É um sinal nítido de que dentro de nós as coisas não estão funcionando como deveriam. Ai vocês podem até pensar: "Mas no meu caso eu estou bem, são as coisas que acontecem fora que me desestabilizam. Se meu serviço fosse tranquilo, se meu chefe colaborasse, se meu marido me entendesse, se meus filhos me ajudassem, se... se... se..." É claro que ter uma ajudinha de fora é sempre bom, mas se você não esta conseguindo ficar bem diante das dificuldades, é porque você está sim precisando de atenção e cuidados!
Já aconteceu com você um dia de estar se sentindo bem, feliz com você mesmo, em paz e, de repente acontece algo externo, como por exemplo uma pessoa estressada cruza seu caminho e descarrega em você, mas você não se sente afetado por aquilo... pelo contrário, pensa: "coitado, tá indo tirar a mãe da forca..." Pois é, nesse dia você conseguiu passar pela situação sem deixar que ela tenha interferido em você.

O equilibrio do nosso corpo afeta mais do que podemos imaginar... existem muitas técnicas que podem nos auxiliar na harmonização do nosso corpo:
- Drenagem linfatica: é uma massagem extremamente relaxante, que ajuda a aumentar a imunidade. Auxilia a ativar a circulação sanguínea, fazendo com que o corpo todo seja irrigado adequadamente, reduz inchaços e nos ajuda, inclusive, a perder medidas. Muitas vezes sentimos uma calça apertada e achamos que engordamos, mas nem sempre o motivo é esse. Muitas vezes nosso corpo está retendo líquido, o que faz com que ganhemos medida. A medida que nosso corpo é estimulado a liberar esse líquido retido, vamos perdendo essas medidas adquiridas.
- Ventosa: também ajudam muito na circulação sanguínea, o que faz com que o corpo inclusive libere toxinas.
- Calatonia: Técnica de relaxamento profundo, que atua diretamente no sistema nervoso, alterando as ondas cerebrais para uma frequência mais tranquila, auxiliando inclusive, em casos de hipertensão.
- Floral: Atua no campo de consciência, despertando aquela consciência que já faz parte de nós mas que está adormecida. O floral pode trabalhar qualquer quadro, físico, psíquico e/ou emocional, inclusive auxiliando em casos de dependentes químicos, utilização prolongada de medicamentos, compulsão, ansiedade, timidez, concentração, etc.

Esses são apenas alguns exemplos de técnicas que podem ser utilizadas para tratamento. No caso das massagens, existem técnicas tanto para quem precisa de estímulo (dentro de um quadro de desânimo, esgotamenteo) quanto relaxantes, para quem está muito estressado e não consegue desacelerar. Não é necessário usar uma técnica por vez, várias delas podem (e devem de preferência) se integrar dentro de cada caso específico para um resultado mais rápido e satisfatório.

Outras técnicas não citadas nesse texto, como reiki, cromoterapia, fitoterapia, magnetoterapia, moxabustão, realinhamento energético dos chakras, meditação, entre tantos outros também são extramente eficazes nessa integração.

As pessoas, de modo geral sabem que, por exemplo, em um quadro de estresse, pode haver queda de cabelo, mas não sabem porque isso acontece...
Isso se deve porque, em um quadro de tensão, estresse, depressão, etc a energia tente a se acumular no centro do corpo (região cardíaca), poís é a área mais carregada de emoção. Com isso, o sangue se concentra no centro e passa a não fazer uma irrigação adequada para as extremidades (cabeça, braços e pernas), o que pode ocasionar queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, pele ressecada, mãos e pés gelados, entre tantos outros fatores. Sem contar que um quadro de nervosismo, estresse nos faz geralmente perder a fome ou comer compulsivamente, o que afeta nossa auto-estima, nossa imagem, e altera todo o funcionamento do nosso corpo, afinal, este começará a responder a partir do estímulo que você está enviando para ele.

Essa é uma forma simplificada de explicar como funciona esse processo e para mostrar o quão importante é cuidar de si mesmo... e também para que vocês possam perceber o quão a beleza, a saúde, e o bem-estar estão tão ligados. Tudo é um processo... o tempo de permanencia em determinado processo é o que vai dizer as possibilidades de agravamento do quadro, gerando, inclusive uma doença mais séria.

Cabe aqui dizer que não adianta querermos cuidar dos outros se não cuidamos nem de nós mesmos. Essa é a mensagem que eu gostaria de deixar para vocês hoje. Uma ótima semana para todos, com muita paz e harmonia.

Para maiores informações, você podem entrar em contato comigo pelo e-mail: www.carol.terapeuta@yahoo.com.br ou pelo telefone: (11) 9811-3862

                              
"Um corpo saudável e de bem com ele mesmo é um corpo belo!"

Até o nosso próximo encontro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário