domingo, 10 de abril de 2011

Afinal, o que é o Yoga?

Muitos pensam que yoga são exercícios, outros falam que yoga é coisa para velhos, mas você sabe, na verdade o que é o yoga?

O yoga tem o intuito de desenvolver a titularidade do seu corpo psíquico e espiritual. A nossa mente é condicionada e o yoga quer que passemos a ter controle sobre nós mesmos. Ele acaba sendo sempre mais do que as palavras podem dizer. Não inclui a crença em nenhum poder sobrenatural, nem exige fé religiosa. Simplesmente expõe um caminho de auto-análise que pode praticar-se, prescindindo de qualquer teoria, crença antiga ou moderna por parte de quem o pratica. Um caminho que conduz o homem a compreender verdadeiramente a si próprio. Yoga significa união, trabalho, aplicação. Um texto que ensina técnicas de meditação, afirma:

"A palavra Yoga é usada tanto no sentido de união (com o Divino) como no de veículo (upáya) para essa união. (...) Desafortunadamente, nenhuma palavra foi tão profanada nos tempo modernos como a palavra Yoga. Andar sobre o fogo, tomar ácido lisérgico, parar o batimento cardíaco, etc. se consideram Yoga, quando, a bem da verdade, não têm nada a ver com ele. Mesmo os poderes psíquicos [siddhis] não são Yoga. Yoga é consciência; transformação da consciência humana em consciência divina."

A idéia de que yoga são apenas exercícios físicos faz com que muitas pessoas não tomem conhecimento dos seus benefícios. O yoga na verdade é como uma filosofia de vida... você não faz yoga, você vive o yoga (Yoga é perfeição em todas as ações). Embora no início possa parecer difícil, ou incompreensível, chega uma hora em que a sua consciência se expande e você começa a entender. Nesse ponto, o Yoga não fica apenas no plano das idéias, nem se restringe unicamente à sala de prática. Com isso em mente, fazer Yoga é como um jogo que é preciso aprender a jogar desde o início. Um jogo que se joga tanto com a cabeça como com as vísceras. Mesmo se você não tiver nenhuma experiência com Yoga, saiba que suas atividades diárias, como trabalhar, criar os filhos ou estudar, também podem ser encaradas como um sádhana. É por isso que o Yoga é um jogo, cuja única regra é permanecer totalmente consciente o tempo todo, de cada ato, a cada momento.

Podemos dizer que o yoga é dividido em 8 partes, conforme abaixo:
1. Yama (Controle / Relação consigo mesmo - fala sobre a não violência, não cobiça, sobre a verdade, etc);
2. Nyama (Virtudes / Relação com o outro - fala sobre disciplina, gratidão, entrega, etc);
3. Ásana (São as posturas físicas - os "exercícios". Tais posturas possuem 3 objetivos: flexibilidade, força e equilíbrio);
4. Pranayama (Controle da energia vital por meio de práticas respiratórias);
5. Pratiahara (Se "desligar" dos 5 sentidos - que são portais para o mundo externo);
6. Dharana (Focar a atividade mental em algo - por exemplo, na respiração entrando e saindo);
7. Dhyana (É quando tira-se esse suporte que demos para a mente - ex. foco na respiração - e continua-se presente, olhando-se de fora. Não somos a nossa mente!);
8. Samadhi (É o estágio máximo, a sensação de ser um com o todo)

Neste momento, convido-lhe a sentar bem confortável, com as costas eretas e os olhos fechados. "Tome consciência da sua respiração e desfrute intensamente da certeza de estar vivo. Respire fundo, usando toda a extensão dos seus pulmões. Faça isso por pelo menos dez vezes, exalando devagar.
Se, após haver respirado conscientemente por alguns segundos, você tiver percebido alguma mudança no ritmo dos seus pensamentos ou emoções, você conseguiu praticar Yoga. Bem-vindo!

A propósito, quando foi a última vez que você lembrou que estava vivo? As pessoas esquecem que estão vivas!!! E o Yoga serve para isso, para lembrar. O yogi deve estar consciente a cada momento da existência, assim como você acabou de fazer. A cada inspiração e exalação. O verdadeiro significado de estar vivo só pode experimentar-se quando se está totalmente consciente. Consciente de cada respiração, cada pensamento, cada ato. Tempo, espaço e pensamento não são mais prisões, mas campos da expressão do ser. A verdadeira origem, a fonte do ser, está além do tempo, além do espaço e além do pensamento. A experiência dessa fonte nos dá o conhecimento absoluto, livre de objetos, tempo e memória.

O Yoga funciona em todos os casos. Não é apenas para pessoas sadias ou apenas para doentes, para extrovertidos ou deprimidos. É para seres humanos."

Existem vários tipos de yoga, alguns mais tradicionais como o Hatha Yoga e outros mais modernos como, por exemplo, o Power Yoga.

"Yoga também é liberdade... libertar-se de condicionamentos e preconceitos."
"Dizem os shastras que o caminho do Yoga começa 'quando o homem consegue quebrar a prisão das suas misérias'. O Yoga parte da condição humana desamparada, nua e crua, e tem o mérito sem par na história do pensamento de descobrir o verdadeiro potencial do homem: o da sua espiritualidade. A vida espiritual sempre começa no conflito interior, na sede de transcendência. E, neste kali yuga, a era dos conflitos, requer muita mais pureza de coração, coragem e determinação que em outro tempo qualquer. O caminho para o samádhi inclui mais lágrimas do que você possa imaginar ao pensar em iluminação. Descobrir, identificar e desintegrar o lixo enterrado no subconsciente dói bastante. Mas não esqueça da constatação de Wayne Dyer: "Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho". Esse paradoxo entre lágrimas, lixo e felicidade se resolve ao andar, na prática. Precisamos quebrar o casulo do ego para chegar à essência. É preciso matar o ego para poder viver.
Aliás, sabe o que significa literalmente a palavra samádhi? Samádhi, que se traduz como iluminação, é morte. Entrar em samádhi significa morrer. Morrer em vida. Porque o que há além dessa morte é a experiência da luz. Só que, para ter essa experiência numinosa, como diz Jung, não é necessário morrer. A morte, na real, é a morte do ego, não a do corpo. Anaïs Nin dizia 'não vemos as coisas como elas são, senão como somos nós mesmos'. No momento em que deixamos de ser 'nós mesmos' (o ego), a natureza da realidade se desvela como ela é."

Meus queridos amigos, esse texto é apenas para que você tomem conhecimento de que o yoga é muito mais do que "alguns exercícios" e, para que vocês tomem conhecimento dos benefícios que podem ser obtidos por meio dele.

Uma ótima semana à todos!!!
Namastê

Fonte: http://www.yoga.pro.br/artigos/350/3047/o-que-e-o-yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário