A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
Vamos ver agora como surgiu o chocolate...
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
Texto retirado do site: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/significado.html
Vamos falar aqui sobre assuntos relacionados à saúde e bem-estar de modo geral e sobre como tudo isso nos afeta (inclusive na nossa aparência). O que podemos fazer para que nossos dias sejam mais leves, mais alegres? Como obter uma melhor qualidade de vida? Se quiser saber um pouco mais, seja muito bem-vindo!!!
domingo, 24 de abril de 2011
domingo, 17 de abril de 2011
Bonito é ser você...
"Bonitas são as coisas vindas do interior, as palavras simples, sinceras e significativas; o sorriso que vem de dentro,o brilho dos olhos...Bonito é o dia de sol depois da noite chuvosa
Bonito é procurar estrelas no céu e dar de presente ao amigo, amiga, namorado...
Bonito é chorar quando se sentir vontade e deixar que as lágrimas rolem sem vergonha ou medo de crítica.
Bonito é ser realista sem ser cruel, acreditar na beleza de todas as coisas.Bonito é a gente continuar sendo gente em quaisquer situações.
Bonito é você ser você...
Quero chegar lá na frente, viver muito, e em certo instante parar, eu quero olhar pra trás e ver tudo que construi através do amor, do trabalho honesto, da solidariedade, do perdão, da fraternidade, das lições retiradas dos meus erros mais profundos; ver o mundo por onde percorri e concluir que:
Valeu a pena o esforço, minha vida fez valer a pena, sem mim muita coisa seria diferente!!!"
"O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam.
Mas, para os que amam, o tempo é eternidade".
Uma ótima semana com muita luz a todos! Namastê!
domingo, 10 de abril de 2011
Afinal, o que é o Yoga?
Muitos pensam que yoga são exercícios, outros falam que yoga é coisa para velhos, mas você sabe, na verdade o que é o yoga?
O yoga tem o intuito de desenvolver a titularidade do seu corpo psíquico e espiritual. A nossa mente é condicionada e o yoga quer que passemos a ter controle sobre nós mesmos. Ele acaba sendo sempre mais do que as palavras podem dizer. Não inclui a crença em nenhum poder sobrenatural, nem exige fé religiosa. Simplesmente expõe um caminho de auto-análise que pode praticar-se, prescindindo de qualquer teoria, crença antiga ou moderna por parte de quem o pratica. Um caminho que conduz o homem a compreender verdadeiramente a si próprio. Yoga significa união, trabalho, aplicação. Um texto que ensina técnicas de meditação, afirma:
"A palavra Yoga é usada tanto no sentido de união (com o Divino) como no de veículo (upáya) para essa união. (...) Desafortunadamente, nenhuma palavra foi tão profanada nos tempo modernos como a palavra Yoga. Andar sobre o fogo, tomar ácido lisérgico, parar o batimento cardíaco, etc. se consideram Yoga, quando, a bem da verdade, não têm nada a ver com ele. Mesmo os poderes psíquicos [siddhis] não são Yoga. Yoga é consciência; transformação da consciência humana em consciência divina."
A idéia de que yoga são apenas exercícios físicos faz com que muitas pessoas não tomem conhecimento dos seus benefícios. O yoga na verdade é como uma filosofia de vida... você não faz yoga, você vive o yoga (Yoga é perfeição em todas as ações). Embora no início possa parecer difícil, ou incompreensível, chega uma hora em que a sua consciência se expande e você começa a entender. Nesse ponto, o Yoga não fica apenas no plano das idéias, nem se restringe unicamente à sala de prática. Com isso em mente, fazer Yoga é como um jogo que é preciso aprender a jogar desde o início. Um jogo que se joga tanto com a cabeça como com as vísceras. Mesmo se você não tiver nenhuma experiência com Yoga, saiba que suas atividades diárias, como trabalhar, criar os filhos ou estudar, também podem ser encaradas como um sádhana. É por isso que o Yoga é um jogo, cuja única regra é permanecer totalmente consciente o tempo todo, de cada ato, a cada momento.
Podemos dizer que o yoga é dividido em 8 partes, conforme abaixo:
1. Yama (Controle / Relação consigo mesmo - fala sobre a não violência, não cobiça, sobre a verdade, etc);
2. Nyama (Virtudes / Relação com o outro - fala sobre disciplina, gratidão, entrega, etc);
3. Ásana (São as posturas físicas - os "exercícios". Tais posturas possuem 3 objetivos: flexibilidade, força e equilíbrio);
4. Pranayama (Controle da energia vital por meio de práticas respiratórias);
5. Pratiahara (Se "desligar" dos 5 sentidos - que são portais para o mundo externo);
6. Dharana (Focar a atividade mental em algo - por exemplo, na respiração entrando e saindo);
7. Dhyana (É quando tira-se esse suporte que demos para a mente - ex. foco na respiração - e continua-se presente, olhando-se de fora. Não somos a nossa mente!);
8. Samadhi (É o estágio máximo, a sensação de ser um com o todo)
Neste momento, convido-lhe a sentar bem confortável, com as costas eretas e os olhos fechados. "Tome consciência da sua respiração e desfrute intensamente da certeza de estar vivo. Respire fundo, usando toda a extensão dos seus pulmões. Faça isso por pelo menos dez vezes, exalando devagar.
Se, após haver respirado conscientemente por alguns segundos, você tiver percebido alguma mudança no ritmo dos seus pensamentos ou emoções, você conseguiu praticar Yoga. Bem-vindo!
A propósito, quando foi a última vez que você lembrou que estava vivo? As pessoas esquecem que estão vivas!!! E o Yoga serve para isso, para lembrar. O yogi deve estar consciente a cada momento da existência, assim como você acabou de fazer. A cada inspiração e exalação. O verdadeiro significado de estar vivo só pode experimentar-se quando se está totalmente consciente. Consciente de cada respiração, cada pensamento, cada ato. Tempo, espaço e pensamento não são mais prisões, mas campos da expressão do ser. A verdadeira origem, a fonte do ser, está além do tempo, além do espaço e além do pensamento. A experiência dessa fonte nos dá o conhecimento absoluto, livre de objetos, tempo e memória.
O Yoga funciona em todos os casos. Não é apenas para pessoas sadias ou apenas para doentes, para extrovertidos ou deprimidos. É para seres humanos."
Existem vários tipos de yoga, alguns mais tradicionais como o Hatha Yoga e outros mais modernos como, por exemplo, o Power Yoga.
"Yoga também é liberdade... libertar-se de condicionamentos e preconceitos."
"Dizem os shastras que o caminho do Yoga começa 'quando o homem consegue quebrar a prisão das suas misérias'. O Yoga parte da condição humana desamparada, nua e crua, e tem o mérito sem par na história do pensamento de descobrir o verdadeiro potencial do homem: o da sua espiritualidade. A vida espiritual sempre começa no conflito interior, na sede de transcendência. E, neste kali yuga, a era dos conflitos, requer muita mais pureza de coração, coragem e determinação que em outro tempo qualquer. O caminho para o samádhi inclui mais lágrimas do que você possa imaginar ao pensar em iluminação. Descobrir, identificar e desintegrar o lixo enterrado no subconsciente dói bastante. Mas não esqueça da constatação de Wayne Dyer: "Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho". Esse paradoxo entre lágrimas, lixo e felicidade se resolve ao andar, na prática. Precisamos quebrar o casulo do ego para chegar à essência. É preciso matar o ego para poder viver.
Aliás, sabe o que significa literalmente a palavra samádhi? Samádhi, que se traduz como iluminação, é morte. Entrar em samádhi significa morrer. Morrer em vida. Porque o que há além dessa morte é a experiência da luz. Só que, para ter essa experiência numinosa, como diz Jung, não é necessário morrer. A morte, na real, é a morte do ego, não a do corpo. Anaïs Nin dizia 'não vemos as coisas como elas são, senão como somos nós mesmos'. No momento em que deixamos de ser 'nós mesmos' (o ego), a natureza da realidade se desvela como ela é."
Meus queridos amigos, esse texto é apenas para que você tomem conhecimento de que o yoga é muito mais do que "alguns exercícios" e, para que vocês tomem conhecimento dos benefícios que podem ser obtidos por meio dele.
Uma ótima semana à todos!!!
Fonte: http://www.yoga.pro.br/artigos/350/3047/o-que-e-o-yoga
O yoga tem o intuito de desenvolver a titularidade do seu corpo psíquico e espiritual. A nossa mente é condicionada e o yoga quer que passemos a ter controle sobre nós mesmos. Ele acaba sendo sempre mais do que as palavras podem dizer. Não inclui a crença em nenhum poder sobrenatural, nem exige fé religiosa. Simplesmente expõe um caminho de auto-análise que pode praticar-se, prescindindo de qualquer teoria, crença antiga ou moderna por parte de quem o pratica. Um caminho que conduz o homem a compreender verdadeiramente a si próprio. Yoga significa união, trabalho, aplicação. Um texto que ensina técnicas de meditação, afirma:
"A palavra Yoga é usada tanto no sentido de união (com o Divino) como no de veículo (upáya) para essa união. (...) Desafortunadamente, nenhuma palavra foi tão profanada nos tempo modernos como a palavra Yoga. Andar sobre o fogo, tomar ácido lisérgico, parar o batimento cardíaco, etc. se consideram Yoga, quando, a bem da verdade, não têm nada a ver com ele. Mesmo os poderes psíquicos [siddhis] não são Yoga. Yoga é consciência; transformação da consciência humana em consciência divina."
A idéia de que yoga são apenas exercícios físicos faz com que muitas pessoas não tomem conhecimento dos seus benefícios. O yoga na verdade é como uma filosofia de vida... você não faz yoga, você vive o yoga (Yoga é perfeição em todas as ações). Embora no início possa parecer difícil, ou incompreensível, chega uma hora em que a sua consciência se expande e você começa a entender. Nesse ponto, o Yoga não fica apenas no plano das idéias, nem se restringe unicamente à sala de prática. Com isso em mente, fazer Yoga é como um jogo que é preciso aprender a jogar desde o início. Um jogo que se joga tanto com a cabeça como com as vísceras. Mesmo se você não tiver nenhuma experiência com Yoga, saiba que suas atividades diárias, como trabalhar, criar os filhos ou estudar, também podem ser encaradas como um sádhana. É por isso que o Yoga é um jogo, cuja única regra é permanecer totalmente consciente o tempo todo, de cada ato, a cada momento.
Podemos dizer que o yoga é dividido em 8 partes, conforme abaixo:
1. Yama (Controle / Relação consigo mesmo - fala sobre a não violência, não cobiça, sobre a verdade, etc);
2. Nyama (Virtudes / Relação com o outro - fala sobre disciplina, gratidão, entrega, etc);
3. Ásana (São as posturas físicas - os "exercícios". Tais posturas possuem 3 objetivos: flexibilidade, força e equilíbrio);
4. Pranayama (Controle da energia vital por meio de práticas respiratórias);
5. Pratiahara (Se "desligar" dos 5 sentidos - que são portais para o mundo externo);
6. Dharana (Focar a atividade mental em algo - por exemplo, na respiração entrando e saindo);
7. Dhyana (É quando tira-se esse suporte que demos para a mente - ex. foco na respiração - e continua-se presente, olhando-se de fora. Não somos a nossa mente!);
8. Samadhi (É o estágio máximo, a sensação de ser um com o todo)
Neste momento, convido-lhe a sentar bem confortável, com as costas eretas e os olhos fechados. "Tome consciência da sua respiração e desfrute intensamente da certeza de estar vivo. Respire fundo, usando toda a extensão dos seus pulmões. Faça isso por pelo menos dez vezes, exalando devagar.
Se, após haver respirado conscientemente por alguns segundos, você tiver percebido alguma mudança no ritmo dos seus pensamentos ou emoções, você conseguiu praticar Yoga. Bem-vindo!
A propósito, quando foi a última vez que você lembrou que estava vivo? As pessoas esquecem que estão vivas!!! E o Yoga serve para isso, para lembrar. O yogi deve estar consciente a cada momento da existência, assim como você acabou de fazer. A cada inspiração e exalação. O verdadeiro significado de estar vivo só pode experimentar-se quando se está totalmente consciente. Consciente de cada respiração, cada pensamento, cada ato. Tempo, espaço e pensamento não são mais prisões, mas campos da expressão do ser. A verdadeira origem, a fonte do ser, está além do tempo, além do espaço e além do pensamento. A experiência dessa fonte nos dá o conhecimento absoluto, livre de objetos, tempo e memória.
O Yoga funciona em todos os casos. Não é apenas para pessoas sadias ou apenas para doentes, para extrovertidos ou deprimidos. É para seres humanos."
Existem vários tipos de yoga, alguns mais tradicionais como o Hatha Yoga e outros mais modernos como, por exemplo, o Power Yoga.
"Yoga também é liberdade... libertar-se de condicionamentos e preconceitos."
"Dizem os shastras que o caminho do Yoga começa 'quando o homem consegue quebrar a prisão das suas misérias'. O Yoga parte da condição humana desamparada, nua e crua, e tem o mérito sem par na história do pensamento de descobrir o verdadeiro potencial do homem: o da sua espiritualidade. A vida espiritual sempre começa no conflito interior, na sede de transcendência. E, neste kali yuga, a era dos conflitos, requer muita mais pureza de coração, coragem e determinação que em outro tempo qualquer. O caminho para o samádhi inclui mais lágrimas do que você possa imaginar ao pensar em iluminação. Descobrir, identificar e desintegrar o lixo enterrado no subconsciente dói bastante. Mas não esqueça da constatação de Wayne Dyer: "Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho". Esse paradoxo entre lágrimas, lixo e felicidade se resolve ao andar, na prática. Precisamos quebrar o casulo do ego para chegar à essência. É preciso matar o ego para poder viver.
Aliás, sabe o que significa literalmente a palavra samádhi? Samádhi, que se traduz como iluminação, é morte. Entrar em samádhi significa morrer. Morrer em vida. Porque o que há além dessa morte é a experiência da luz. Só que, para ter essa experiência numinosa, como diz Jung, não é necessário morrer. A morte, na real, é a morte do ego, não a do corpo. Anaïs Nin dizia 'não vemos as coisas como elas são, senão como somos nós mesmos'. No momento em que deixamos de ser 'nós mesmos' (o ego), a natureza da realidade se desvela como ela é."
Meus queridos amigos, esse texto é apenas para que você tomem conhecimento de que o yoga é muito mais do que "alguns exercícios" e, para que vocês tomem conhecimento dos benefícios que podem ser obtidos por meio dele.
Uma ótima semana à todos!!!
Namastê
Fonte: http://www.yoga.pro.br/artigos/350/3047/o-que-e-o-yoga
domingo, 3 de abril de 2011
O que você pensa quando acorda?
Hoje venha aqui com uma pergunta a fazer...
O que você pensa quando acorda?
"Que droga, já está na hora!" ou
"Obrigada por estar vivo mais um dia e pelas infinitas possibilidades que esse novo dia me trás!" ?
Você sabe que a qualidade dos nossos pensamentos influenciam diretamente nos nossos acontecimentos diários e no nosso humor, não sabe?
Pois é, será que não é hora então de usá-los a seu favor?
Que tal mudar o foco?
Ao invés de olhar para os problemas, foque no que pode ser feito para solucioná-lo...
Ao invés de reclamar porque está na hora de acordar, que tal agradecer pelo novo dia, pelas novas oportunidades que surgirão...
Cada dia vem acompanhado de possibilidades infinitas, só depende de você... do que você espera... do que você realmente quer...
E não adianta falar que quer uma coisa e continuar focado na falta disso... tem que focar o seu objetivo e não permitir que outras coisas tirem seu foco dele. Determine o que você quer e siga em frente... perceberá que as coisas começam acontecer bem mais rápido.
Vamos tentar? Proponho esse desafio...
Não vou falar para fazer esse desafio por uma semana, ou um mes, etc... mas sim que faça isso a cada dia como se fosse o único...
A cada dia que acordar pense: "Só por hoje vou ser otimista, focar apenas nos meus objetivos e nas soluções ao invés de olhar para os obstáculos!"
E que cada dia seja assim: "SÓ POR HOJE!"
Esse é o lema dos Alcólatras Anônimos, e que podemos aplicar para tudo na nossa vida... e o melhor é que você não precisa pensar que terá que fazê-lo por 1 mes, 1 ano, etc... a cada dia pense simplesmente: "SÓ POR HOJE!"
Uma ótima semana a todos!!!
O que você pensa quando acorda?
"Que droga, já está na hora!" ou
"Obrigada por estar vivo mais um dia e pelas infinitas possibilidades que esse novo dia me trás!" ?
Você sabe que a qualidade dos nossos pensamentos influenciam diretamente nos nossos acontecimentos diários e no nosso humor, não sabe?
Pois é, será que não é hora então de usá-los a seu favor?
Que tal mudar o foco?
Ao invés de olhar para os problemas, foque no que pode ser feito para solucioná-lo...
Ao invés de reclamar porque está na hora de acordar, que tal agradecer pelo novo dia, pelas novas oportunidades que surgirão...
Cada dia vem acompanhado de possibilidades infinitas, só depende de você... do que você espera... do que você realmente quer...
E não adianta falar que quer uma coisa e continuar focado na falta disso... tem que focar o seu objetivo e não permitir que outras coisas tirem seu foco dele. Determine o que você quer e siga em frente... perceberá que as coisas começam acontecer bem mais rápido.
Vamos tentar? Proponho esse desafio...
Não vou falar para fazer esse desafio por uma semana, ou um mes, etc... mas sim que faça isso a cada dia como se fosse o único...
A cada dia que acordar pense: "Só por hoje vou ser otimista, focar apenas nos meus objetivos e nas soluções ao invés de olhar para os obstáculos!"
E que cada dia seja assim: "SÓ POR HOJE!"
Esse é o lema dos Alcólatras Anônimos, e que podemos aplicar para tudo na nossa vida... e o melhor é que você não precisa pensar que terá que fazê-lo por 1 mes, 1 ano, etc... a cada dia pense simplesmente: "SÓ POR HOJE!"
Tenho certeza que seus dias serão mais alegres, mais leves e cheio de conquistas!!!
Assinar:
Postagens (Atom)